O último levantamento do INAF mostrou que apenas 26% da população brasileira de 15 a 64 anos é plenamente alfabetizada, ou seja, três quartos da nossa população não são capazes de ler e compreender um texto. Em matemática os números são ainda mais alarmantes, apenas 23% dos mesmos conseguem resolver um problema matemático que envolva mais de uma operação, e/ou entender gráficos e tabelas.
imagem retirada do site: www.exame.abril.com.br |
Os problemas encontrados na educação brasileira são muitos, principalmente na educação pública. Os fatores que proporcionam resultados negativos são diversos, um deles é: 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação).
Segundo a UNESCO, 31% dos alunos que cursam a primeira série do ensino fundamental são repetentes, na segunda série o número de repetentes é de, em media, 20%. Desta forma, obtemos mais da metade dos alunos reprovados nos primeiros anos do ensino fundamental, onde se aprende a ler e a escrever, gerando assim, um devassamento de cerca de 2/3 dos alunos ao longo dos últimos anos do ensino fundamental.
Outro grande fator que nos ajuda a entender a situação precária do Brasil em termos de educação é a valorização dos estudos, quando os alunos e/ou a família não entendem a importância de se adquirir conhecimento, os alunos deixam de estudar para trabalhar, pois o trabalho é uma forma de ganhar “dinheiro rápido”, ao contrário dos estudos que apesar do salário ser mais alto leva anos de aprendizado e dedicação para ocorrer uma boa formação.
Os professores recebem salários baixos, mesmo estudando por vários anos, enquanto outros profissionais recebem salários altos para exercer uma função que não houve a necessidade de anos de dedicação. O professor é quem forma outros profissionais, pois são eles quem dão a base para que os alunos possam desenvolver uma carreira profissional, e mesmo assim são eles que ainda enfrentam problemas em relação ao salário e a qualidade no ambiente de trabalho. Dizer isso é o mesmo que dizer que os professores não são valorizados no Brasil, e infelizmente isso é verdade.
Para que essa situação possa ser revertida, é necessário um trabalho coletivo e extremamente difícil, pois os fatores são os mais variados, desde condições financeiras até desinteresse. Para que isso seja possível, é necessária uma grande contribuição dos governantes, os mesmos devem aumentar os salários dos professores, construírem escolas de qualidade, incentivar o aluno a continuar no meio escolar, além de meios de transporte que possibilitam a ida de alunos da zona rural a escola, dentre tantos outros.
Por Aryanne Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário