O Grupo de Estudos em Pesquisas e Inovações Tecnológicas (GEPIT) foi criado em 2010, ganhando perceptivas em 2014 e reconhecido oficialmente em 2015. Foi formado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, sob coordenação e orientação dos professores Maísa Gonçalves da Silva, Vítor Martins do Carmo e professores bolsistas de graduação e coordenadores: Aline Borges Silvestre, Hugo Leonardo Lopes, Lara Cristina Soares e Marina Pires.
O tema geral abordado no grupo é "sustentabilidade por um mundo melhor", que precisa de mudanças e de novos métodos que possibilitem o consumo básico atual com um apelo sustentável no qual são pesquisados e identificados problemas, construidas críticas e possíveis soluções, diminuindo as quantidades de substâncias tóxicas e prejudiciais a saúde e ao ambiente, além do desperdício de matérias vitais.
Atualmente o grupo é composto por sete subgrupos são eles: Alny Lara de Almeida Ferreira, Yasmim de Freitas Paula; Júlia Larissa Messias, Thainá Vinha Paiva, Aline Rodrigues de Menezes; Guilherme Resende do Nascimento, Marco Túlio Trajano, Danilo Miranda; Kailanne Oliveira, Maria Eduarda, Pedro, Eduarda Vilela; Guilherme Taffeli, Matheus Augusto; Maria Clara, Aryanne Araújo. Os alunos participantes do GEPIT estão na ESEBA ou já passaram por ela (são ex-alunos).
Os grupos apresentam propostas sustentáveis de um determinado tema que reconhecem como importante para, assim, propor soluções de problemas, beneficiando a sociedade e o ambiente. Leia a seguir o depoimento de uma das integrantes do grupo:
“Meu nome é Maria Clara, tenho 16 anos, sou ex- aluna da ESEBA - 9• ano 2013, e posso dizer que o GEPIT foi uma das melhores coisas que aconteceram no decorrer do meu Ensino Médio. Eu sempre trabalhei com projetos de pesquisa, porque na maior parte dos meus anos de ESEBA o PICD sempre foi algo muito importante na escola, e nos anos de 2008 e 2009 tive o privilégio de ter a Maísa como orientadora... Não consegui desenvolver nenhum projeto nas duas escolas estaduais que eu passei após deixar a ESEBA, pois a maioria dos professores não possuíam o interesse de realizar pesquisas com os alunos e dedicar seu tempo para apoiá-los nessa etapa que, apesar de muitos não terem interesse ou sequer conhecimento, será de grande importância no futuro, tanto por acrescentar muito ao aprendizado do estudante como no ensino superior, quando realmente precisará desenvolver um projeto de Iniciação Científica. Quando fiquei sabendo ano passado da expansão - porque até então só era composto por dois grupos que eu já havia trabalhado junto em 2013 - e oficialização do GEPIT, fiquei muito animada por ter surgido a oportunidade de retornar à ESEBA e fazer parte de tudo isso! Minhas experiências no grupo têm sido extraordinárias... Apesar de não estar muito presente nos encontros presenciais graças ao ritmo intenso dos anos finais do E.M., tenho aprendido muito com os meninos e as meninas da ESEBA, que são extremamente inteligentes e esforçados, com a Maísa e o Vítor, que são os melhores orientadores que alguém poderia ter, graças a todos os seus cuidados e pela grande dedicação - poucos são os docentes assim, e com os estagiários/ bolsistas que vêm se desdobrando também e nos ajudando muito... Ultimamente estamos muito próximos e unidos, sempre presentes quando alguém precisa de auxílio no projeto e/ou apoio pessoal... Eu estou amando essa experiência e acredito que, assim como eu, mais discentes deveriam ter essa oportunidade, mas, infelizmente, são poucos os professores, especialmente de ensino fundamental, que se dispõem e se desdobram nesse sentido como a Maísa e o Vítor o fazem.”
Atualmente o GEPIT possui as seguintes premiações de trabalhos apresentados:
- Menção Honrosa de Criatividade e Inovação da 2° FEBRAT.
- Primeiro Lugar, Na categoria A, do ensino fundamental, na área de Ciências Biológicas, na 2° FEBRAT, em 2014.
- Participação da IV Feira Exposición Latino Americana de Empreendimentos, Productivos Ciencias y Tecnologia do Equador, representando o Brasil com o Projeto premiado na II FEBRAT.
- Primeiro lugar na Categoria B, Ensino Fundamental II, no XIX Ciência Viva. Os professores orientadores foram premiados como professores orientadores destaques do XIX Ciência Viva.
- Primeiro lugar na categoria A, Ensino fundamental, na área de Ciências Biológicas, na III FEBRAT, no ano de 2015.
- Participação na EUREKA Feira de Científica que acontece no Peru, representando o Brasil com o projeto premiado na III FEBRAT.
- Primeiro, Segundo e Terceiro na categoria B, ensino fundamental 2, na XX Ciências Viva.
Por Yasmim de Freitas
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