Algumas escolas do ensino fundamental não possuem filosofia, mas estudos da EEF (Education Endowment Foundation) mostram que quanto mais cedo tivermos filosofia, mais questionamentos sobre a vida iremos fazer, até pelo fato de sermos instigados a pensar e refletir.
A filosofia existe desde do século VI A.C. Por que existiria uma matéria de uma longa data, se não tivesse algum propósito? Pode ser que ela não construa um prédio ou defenda uma pessoa, mas nos mostra como questionar ou como resgatar as curiosidades dentro de nós.
Porém, quantas vezes realmente prestamos atenção nas aulas de Filosofia? Para muitas pessoas, é como se fosse uma aula de diversão, mas não é. No decorrer das aulas aprendemos vários conceitos, dentre eles o de ética, conhecemos alguns filósofos, como Platão, Sócrates, fomos apresentados a Karl Max, ao conceito de política, de comunismo, de socialismo, de capitalismo, dentre outros. Claro que, com o passar dos anos, esses conteúdos vão sendo refinados, pois somos habituados a pensar com uma mente cada ano mais apurada. Aula de Filosofia não é bagunça, e sim uma aula direcionada a estudar, pensar e relacionar a vida com o conteúdo apresentado e levado à reflexão, pois cada ano vemos algo novo, não só em Filosofia, mas também em todas as matérias.
Quando estudamos Filosofia no ensino fundamental, sentimos o quanto melhoramos em relação à apresentação de nossos argumentos nas discussões em sala de aula, ou seja, começamos a pensar e a organizar nosso pensamento antes de falar. Essa matéria não interage apenas com o mundo, mas também possibilita essa interação conosco mesmos, pois quando fica uma questão mal resolvida, a nossa tendência é ficar matutando até descobrir a resposta, porque não sabemos se esta resposta ajudará em algo que planejamos. Claro que nem tudo tem respostas, contudo quanto mais perto da resposta, mais fácil fica a forma como podemos argumentar.
Gosto da filosofia porque nela conseguimos transformar o surreal, a imaginação, em algo real e material possível de ser ligado a várias questões, assim como a poesia. A filosofia é o olhar para dentro de nós, que nos possibilita olharmos a vida de uma nova forma, não com o senso comum, mas sim com argumentos.
Por isso, acho que devemos começar a aprendê-la o mais rápido possível, pois ela nos auxilia a compreender a vida.
Por Clara Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário