A lenda dos Quatro Deuses Celestiais



A lenda dos Quatro Deuses Celestiais é uma das principais lendas da cultura chinesa e japonesa. De acordo com o mito, a Terra e o céu foram divididos em quatro partes que, por sua vez, foram divididos em 28 segmentos. Cada parte representa um ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma virtude, uma estação etc. Os Quatro Deuses Celestiais que representam cada uma das quatro partes são: Seiryu - o dragão azul, Suzaku - o pássaro vermelho, Genbu - a Tartaruga Negra do norte e Byakko - o Tigre Branco.

Byakko
  Byakko é governante da parte ocidental, sua estação é o outono e seu elemento é o ar. Ele guarda os ensinamentos de Buda e da humanidade. Sua cor branca é, possivelmente, originada de mito onde um pedaço de metal fora deixado no túmulo de um rei. Para protegê-lo de ser profanado, o rei transformou-se em um tigre branco. Na língua japonesa Byakko significa ‘‘luz branca’’.


Genbu
Genbu é uma tartaruga com cauda de cobra, governante da parte norte, seu elemento é a água, sua virtude é a sabedoria e sua estação é o inverno. Reza a lenda que quando uma tartaruga completa mil anos de idade se torna capaz de falar as línguas humanas e prever o futuro. Cobras e tartarugas são símbolos de longevidade, assim, Genbu é como uma quimera com corpo de tartaruga e cabeça e cauda de serpente do mar. Sua cor preta é devido ao inverno que era considerado o crepúsculo ou fim das estações.
 
      Além dos dois deuses celestiais mencionados acima, ainda há mais dois (Seiryu e Suzaku). Como já foi dito, o mito dos quatro deuses celestiais é muito famoso na China e no Japão, por isso podemos vê-los retratados em vários filmes, músicas, animes, poemas e lendas do extremo oriente, possibilitando cada vez mais às pessoas saberem sobre a lenda desses fascinantes deuses. 




                                                                                                                         Por Ana Julia


Nenhum comentário:

Postar um comentário