Por Isabelle Alves
Começaram pelo estúdio de gravação de voz que, segundo a editora-chefe, é onde os repórteres gravam as falas que passam durante as imagens de uma reportagem - conhecidas como off. No estúdio, o grupo aproveitou a oportunidade para realizar uma gravação cantando a música dos porquês, criada pelos ex-alunos de 9° ano da ESEBA Marco Pereira e Davi Maciel.
No caminho para o próximo espaço, se depararam com um aluno do 5° período de Jornalismo da UFU que estava tendo sua primeira aula prática no estúdio de rádio. O estudante Pedro Henrique de Paula, durante rápido bate-papo com as repórteres, compartilhou como a realidade da faculdade era diferente do ensino médio: “Eu estudava em escola pública de bairro, então era muito menos rígido. Então, quando cheguei aqui na UFU, tomei um choque”, relata.
Depois disso, as repórteres conheceram a locutora da Rádio Universitária FM 107,9 Erica Montero. Érica, que está no ramo desde os 18 anos de idade, contou que vê a locução como uma paixão diária. Bem humorada, mostrou seu aquecimento de voz rotineiro, algumas vozes que ela já interpretou em comerciais e brincou que, quando não quer ser reconhecida, muda a voz ao falar com os outros.
A visita então passou pela Diretoria de Comunicação (DIRCO), responsável pelo site de notícias da UFU. Lá trabalham jornalistas concursados e estagiários da Universidade.
O grupo depois chegou no setor ta TV, onde conheceram o processo de produção televisiva passo a passo. Começaram vendo a redação do jornal, onde ficam os produtores, que explicaram que se reúnem toda segunda-feira em reunião de pauta que, segundo a apresentadora Patrícia, pode envolver notícias com temas locais, regionais, nacionais e até mundiais.
A visita ainda passou pelo setor master, onde acompanha-se o que está passando na programação da rede; a ilha de edição; o CEDOC, onde ficava as fitas cassetes de todos programas mais antigos da TVU; e o estúdio de gravação, onde Patrícia explicou que sempre acontece debates ao vivo. Elas foram levadas ao estúdio onde, como a apresentadora havia explicado, sempre tem duas pessoas que debatem com ela no programa sobre um tema específico.
No final da visita, o grupo conheceu o Heloir Cristiano, responsável pelo canal no YouTube da TVU, que deu dicas para as membros do e-Jornal sobre vídeos jornalísticos.
Adorei saber mais sobre o Jornalismo e sobre a Tv Universitária. Parabéns pela matéria.
ResponderExcluir