Cobertura especial: Recital de Poesias da ESEBA

No dia 6 de novembro, quinta-feira, às sete horas e trinta da noite, foi realizado um dos espetáculos mais esperados pela comunidade ESEBA: o Recital de Poesias. O evento homenageou Cecília Meireles, cuja morte este ano completou 50 anos. O recital, que tradicionalmente é promovido pela Área de Língua Portuguesa da escola, como culminância do trabalho com a poesia em sala de aula,  este ano também completou vinte anos de história, marcados por poesia, arte e muitas emoções. Para celebrar o marco dos vinte anos, o recital foi realizado no Teatro Municipal de Uberlândia em meio a toda graça e leveza própria da arquitetura de Oscar Niemeyer. Haveria lugar melhor para falar de poesia?

Quem foi ao Recital, na entrada do teatro, pode visualizar as exposições de vários poemas produzidos por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 6º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. Diferentes tipos de poemas foram expostos em biomas, dos sonetos aos caligramas:

Além dos poemas, também foi exposto o trabalho de esculturas, Ecoando Vidas, produzido pelo aluno Emanuel Carlos da Silva.



Enquanto os convidados apreciavam as exposições antes do Recital começar, nos camarins a correria era total! Professores e alunos pra lá e pra cá em busca de alunos, batons, textos, rímel, água, lugar pra uma última ensaiadinha...

Professoras aposentadas da Área de Língua Portuguesa da ESEBA foram convidadas para assistir ao espetáculo. Nós entrevistamos três delas, confira abaixo:

Na abertura do Recital, Cecília Meireles foi homenageada pela professora convidada Yaska Antunes do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Cecília que foi poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira, comemoraria no dia seguinte, 7/11, 113 anos.


A canção dos tamanquinhos, um dos primeiros poemas publicados por Cecília, abriu a declamação de poemas, era o 4º ano B quem dava conta do recado. E aí... haja coração! A poesia rolava solta, indo do palco até a plateia sem dificuldade. 

Demorou um pouquinho até que uma certa ordem se estabelecesse no local, mas aconteceu. E a correria deu lugar ao nervosismo.  Alguns alunos  diziam que estavam pelo menos um pouco nervosos ou ansiosos. Mas a ansiedade ficava mais extrema quando eles eram chamados para se dirigir ao palco. Entrevistamos alguns desses alunos:  Lucas Ivânio, do 8º ano B, ao ser perguntado sobre como estava o coração, respondeu animado: “A ansiedade está bem alta, mas o clima está bom e vai dar tudo certo!”. Perguntamos também a opinião dele sobre a  importância do Recital para a comunidade ESEBA, segundo ele “é legal porque toda a população pode participar, é aberto ao público e ao pessoal da ESEBA também...” tivemos que interromper a entrevista para ele subir ao palco. 

Alguns poemas foram recitados em outras línguas, como o inglês, “I carry your heart with me” de E.E. Cummings, por Rodrigo França.

...outros em Francês como “La pendule” de Pierre Gamarra, por Thainá Paiva e Yasmin Paula.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos, Dalca Maciel, Maria Dias, Reinalva Cabral, Ronis Fagundes, Sandra Queirós e as bolsistas Cristiane Silveira e Pâmela Claudino apresentaram vários Haicais (tipo de poema japonês) de Paulo Leminski.


Uma apresentação que me marcou foi a do 5º ano B. Eu amei todas, mas essa foi especial pra mim. Como estava com a equipe do jornal, fiquei andando o recital todo, trabalhando. Teve um momento em que fiquei desesperada procurando o pessoal da equipe e não achava. Admito, fiquei nervosa por não encontrar ninguém e subi no palco para ver se via alguém. Não vi ninguém do Jornal, mas pude assistir o  5 ano ºB recitando “O leão”, de Vinícius de Moraes. E, bem, sempre pode se contar com a poesia de Vinícius para nos acalmar. Desisti de correr atrás do pessoal e fui usar do aparato que tinha para fazer as entrevistas. Ver os meninos recitando poesia, de repente, me deixou feliz e agradecida por poder estar ali com meus colegas.

Depois de 58 poemas declamados, foi a vez de ouvirmos a poesia em forma de música. Foram nove apresentações de vários gêneros musicais. Confira a apresentação de “Cuitelinho” do Folclore Pantanal de Mato Grosso, por Victor Hugo Moraes e Erik Moraes.

Alunos que já saíram da ESEBA foram convidados para participar do recital, os interessados participaram recitando e apresentando números musicais.

No final, tivemos a participação de Hiago Silva e Priscila Calil, apresentando um número de tango. Veja abaixo uma pequena entrevista que fizemos com eles e parte de suas apresentações.


Foi isso, gente! Eu amei o recital, assim como amei todos os outros. Gostaria de agradecer à ESEBA, especialmente à Área de Língua Portuguesa, que nos propiciou esse evento, um momento para sentir a poesia que está embutida em todos nós seres humanos.

Por: Isabella Damaceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário