Gênio da Sétima Arte

          Quentin Jerome Tarantino, nascido em 27 de março de 1963 é um dos diretores mais aclamados do momento, trazendo desde seu auge da fama na década de 1990 uma legião de fãs. Além de diretor, ele é roteirista, produtor e, em alguns casos revela- se um ótimo ator.



         Diferentemente de alguns diretores que conhecemos, Tarantino não fez nenhuma faculdade onde se especializaria em cinema. Todo seu conhecimento foi apenas com horas e horas vendo e revendo filmes e tentando reproduzir alguns efeitos de modo amador.
         Quentin começou a ser bem visto pela academia da Sétima Arte com seus curtas exibidos em pequenos festivais, ganhando reconhecimento e oportunidades. Ele é um dos poucos diretores que teve sua primeira obra oficial como um sucesso.
         O primeiro filme que o levou ao auge é “Cães de Aluguel” de 1992, dirigido e estrelado pelo próprio, além de contar com a participação de Tim Roth, Michael Madsen, Harvey Keitel e Steve Buscemi.
         Atualmente, seus filmes são conhecidos como clássicos por conterem um pouco do efeito “Trash”, com litros e litros de sangue em praticamente todos os e pelo fato de Tarantino ser um defensor das películas. As películas são rolos de fita que conseguem captar melhor os tons do ambiente, mas não são tão eficientes quanto as câmeras digitais que são totalmente sensíveis e captam mais luzes no ambiente.
         Seu último filme “Os Oito Odiados” foi gravado totalmente com películas, apesar de ser um recurso muito caro, é perceptível que o efeito é simplesmente impecável.
         Se juntarmos todos seus filmes e colocarmos lado a lado, conseguimos construir uma única história. Esse fato, que era apenas uma teoria de seus fãs foi confirmado pelo próprio Tarantino. Seus filmes são considerados como “ousados” por passarem claramente sua visão sobre temas como as drogas, tráfico, nazismo dentre outros que consideramos polêmicos.
         Para que você possa conhecer um pouco de seu trabalho, deixo abaixo um top cinco de filmes de Quentin Tarantino:
·        Cães de Aluguel de 1992;
·        Django Livre de 2012;
·        Pulp Fiction de 1994;
·        Kill Bill vol.1,2,3 de 2003 a 2006;
·        Bastardos Ingloriosos de 2009.

Por Betânia Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário