Participação do Gepit na IV Febrat/UFMG

No dia 17 de Outubro, 18 alunos do Gepit – Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovações Tecnológicas-, juntamente com 6 orientadores e coorientadores, viajaram para Belo Horizonte – Minas Gerais, para participarem da IV Febrat - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de Outubro na UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. O dia 17 foi destinado à recepção e à montagem dos stands e os dias 18 e 19 destinados às apresentações das comunicações. No dia 19 ocorreu também a cerimônia de premiações da Feira e, em seguida, os alunos retornaram a Uberlândia, no dia 20 de Outubro.

Os preparos para as apresentações foram diversos, desde a construção do Diário de Bordo, relatório de toda a pesquisa e desenvolvimento do projeto, que é um requisito obrigatório da feira, a amostras que seriam distribuídas aos ouvintes.

A feira possui 3 categorias principais: exatas, humanas e biológicas e cada uma destas é subdividida entre ensino médio e ensino fundamental. O Gepit participou da feira com um projeto de Biológicas do ensino médio e seis projetos na área de Biológicas do ensino fundamental.

Pela 3º vez consecutiva o Gepit leva para casa a premiação na Categoria A - Ensino Fundamental - Ciências Biológicas e da Saúde. Nesta edição, o projeto premiado foi “Reaproveitamento sustentável de alimentos” de Aliny Lara Almeida Ferreira e Ana Clara Guimarães, alunas respectivamente do 8º ano “B” e do 8º ano “A” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia.


Além de a feira contribuir com o histórico dos alunos tanto em premiações quanto em certificados, esta também auxilia bastante no desenvolvimento das práticas orais e escritas e das habilidades comunicativas deles, pois os alunos devem apresentar as comunicações da pesquisa de forma adequada ao público ouvinte, que varia desde crianças que visitam a Feira a especialistas no assunto. Essa parte do trabalho, especificamente, é muito importante para a efetivação da vida acadêmica do aluno.

                                                                                                                              Por Aryanne Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário