Com espírito natalino, especial de natal de Bojack Horseman comemora, surpreendentemente, a data com lições e final feliz




Por Isabella Freitas

O episódio Bojack Horseman Christmas Special: Sabrina's Christmas Wish (O Pedido de Natal de Sabrina) é um especial de natal do seriado Bojack Horseman lançado em 2014. Ao longo do episódio, são mescladas piadas autodepreciativas, reflexões e as lições de natal de final feliz, presentes em todo especial dessa data.

Tudo começa com Todd, amigo de Bojack Horseman, acordando-o na manhã de natal. Como sempre, Bojack começa o dia de mal humor e bebendo. A intenção de Todd é passar o natal assistindo a um episódio especial de natal de Horsin Around.


Contextualizando, Bojack Horseman é um cavalo alcoólatra artista, que no final dos anos 80 e início dos 90 estrelou um seriado sitcom no universo da série – Horsin Around. O seriado retrata a história de três órfãos que são adotados por um cavalo, e se parece muito com a série Fuller House dos anos 80. 


Horsin Around é uma série para o público que acredita em finais felizes, diferentemente de Bojack Horseman, que retrata os problemas na vida de um cavalo alcoólatra que não teve o famigerado “final feliz”. É uma metalinguagem a construção de uma série estrelada por um personagem de uma série dentro da outra série.

De início, Bojack discorda da ideia de Todd, pois para ele “os episódios especiais de natal são sempre idiotas, porcarias cínicas de empresas gananciosas que querem ganhar mais pontos de audiência às custas de baboseiras para imbecis que preferem passar o natal vendo seriados de família na TV do que realmente tentar levar um papo com a droga da família deles.”. É irônico o fato de Bojack criticar episódios com a temática natalina em um episódio que versa sobre o mesmo tema.

Ao longo do episódio de Horsin Around, O Cavalo (Bojack) decide proporcionar às crianças o primeiro natal delas. O Cavalo decora a casa, arruma a árvore e conta sobre o Papai Noel. Uma das órfãs, Sabrina, pede ao Papai Noel que traga de volta seus pais. O episódio gira em torno da manhã de natal, porém é interessante perceber as críticas feitas pelas crianças e pelo cavalo.

Quando fica brava, Sabrina começa a divagar, “Mas eu fiz tudo certo. Por que Papai Noel não quer me ver feliz? Então, o Papai Noel fez os meus pais morrerem, por que ele acha que isso é bom para mim? Você disse que o Papai Noel está sempre de olho, então se ele está de olho, por que ele não nos ajuda? Ele gosta de ver a gente triste? É assim que ele se diverte? Será que somos só peões no jogo doentio dele? Ele é algum pervertido?”.




Podemos perceber que a série faz uma crítica social e reproduz os principais questionamentos feitos pela humanidade sobre Deus. Bojack responde que “Papai Noel não existe. Ele é uma mentira que os adultos inventaram porque gostamos de acreditar que há uma ordem no universo e que o bom comportamento vai trazer felicidade, mas o fato é que isso não é verdade.”. Ao final desses momentos, a série continua a abordar o bom comportamento sem citar Deus de forma indireta ou Papai Noel. Bojack diz que Sabrina tem que ser boa sem condicionar o seu comportamento a elementos externos.

O especial de natal de Horsin Around termina com um final “água com açúcar” – típico de especiais de natal. O Cavalo é promovido, todas as crianças ficam felizes e bem-comportadas. Surpreendentemente, o especial de Bojack Horseman também termina com um final feliz. Todd diz que gostou de passar a manhã de natal com Bojack, Bojack fica comovido e o chama para assistir aos outros 8 especiais de natal de Horsin Around. Por uma manhã de natal, estava tudo bem (fato que pode causar certo estranhamento, sobretudo pelo histórico de Bojack Horseman).  


Embora sejam tratados assuntos sérios, de forma crítica, o especial de natal não é melancólico. Depende do ponto de vista do espectador e do que ele vai "aprender" com o episódio. Nossa indicação do episódio não seria exatamente para uma manhã de natal, mas acreditamos que ele possa ser capaz de promover reflexões instigantes sobre o que valorizamos e os bons momentos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário