Carta Aberta dos Profissionais da Educação

 Por Isabelle Alves

    

    

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/carta-caneta-escrita-4745925/

    Hoje, dia 6 de agosto, é nosso dia! O dia do profissional da educação. Mas não somos apenas professor, de forma alguma. Nem sequer nos limitamos a ser diretor. Nossas ocupações vão muito além. Zelador, zeladora, porteiro, porteira, cozinheiro, cozinheira. Somos todos os que se envolvem profissionalmente no espaço da educação, temos formações diferentes e diferentes afazeres.

Quando somos docentes, é claro, mediamos o conhecimento acumulado pela humanidade, estimulamos os estudos e desenvolvemos habilidades, contribuindo para a formação cidadã, cientista e humanista dos anos iniciais aos finais. Somos agentes ativos na formação, estamos em constante contato com o mundo e somos presença para além dos muros da escola. 

Já quando somos diretor, mesmo não sendo quem escreve na lousa ou prepara a apresentação do conteúdo, é nossa responsabilidade articular estratégias entre as esferas políticas e financeiras, além das pedagógicas e psicoeducacionais, para que a infraestrutura do espaço educacional favoreça o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, ainda temos o papel de liderança, motivando e inspirando toda a comunidade escolar, promovemos a integração entre família e equipe pedagógica, construindo pontes para a formação estudantil. 

No papel de zelador, assumimos a responsabilidade pela manutenção do espaço escolar. Não podemos ministrar aula nem agendar reuniões com seus pais, mas preservamos os bens para que seja possível a melhor das experiências de ensino-aprendizagem.

Se nossa função está na portaria, somos responsáveis pela segurança, ao filtrarmos a circulação de pessoas externas à comunidade escolar. Não obstante, também escutamos as reclamações, intermediamos conflitos, conhecemos o rosto de cada estudante e fazemos companhia até que seus familiares cheguem. 

Também somos quem prepara e serve as refeições durante o recreio, mantemos  a cozinha sempre limpa, pensamos o cardápio, elaboramos a lista de compras e conhecemos os diferentes paladares da comunidade escolar. Nossa preocupação é com a saúde de todos no ambiente escolar: corpo bem alimentado, cérebro disposto e disponível à aprendizagem. 

Ao sermos secretários, gerenciamos e registramos os documentos da escola, cuidamos das matrículas e das transferências, colaboramos com o planejamento anual e orientamos os docentes. Mantemos o contato com toda a equipe, para que façamos nosso trabalho bem e, por isso, somos pacientes, simpáticos e organizados. É com o trabalho de todos que efetuamos nosso ofício com excelência.

Ainda somos outros, outras, muitos e muitas. Então, veja bem, são muitas faces que nós temos, muitos nomes que recebemos e muitos cargos que ocupamos. Seja em sala de aula, na cozinha ou nos corredores, somos profissionais da educação, trabalhamos duro em prol da formação civil, social e cognitiva. Feliz dia nosso! Feliz dia a todos os profissionais da educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário