Dia Nacional do Deficiente Visual


Fonte: https://www.selecoes.com.br/inspiracao/5-dicas-para-se-comunicar-com-um-deficiente-visual/

    No Brasil, 13 de dezembro é a data instituída como o Dia Nacional do Deficiente Visual (ou Dia Nacional do Cego). Tendo isso em vista, é fundamental que, neste dia, reflita-se sobre o objetivo do decreto realizado pelo ex-presidente Jânio Quadros que, em linhas gerais, busca eliminar barreiras para as pessoas com esse tipo de deficiência, de uma forma solidária.

    Os deficientes visuais — pessoas que têm perda total ou parcial da visão — enfrentam algumas dificuldades em relação à educação, ao lazer, dentre outras, em seu dia a dia. Em razão disso, faz-se importante abordar quais são essas dificuldades e quais são os meios mais efetivos para solucioná-las.

    Considerando-se que a educação é necessária para a formação do indivíduo, torná-la acessível a todos, inclusive às minorias, é uma ação indispensável em nossa sociedade. Para os deficientes visuais, um dos principais problemas na educação é com relação à leitura e à escrita, então, para torná-las possíveis a esses indivíduos, o sistema Braille foi criado como um sistema capaz de suprir essas necessidades.

    O Braille é um código universal de leitura tátil e consiste na escrita e na leitura em relevo, que se dá por meio de 64 códigos que formam letras, números e símbolos. O método criado por Louis Braille foi introduzido no Brasil por José Álvares de Azevedo, que buscou expandir no país o conhecimento adquirido sobre o sistema, em Paris.

    Outro obstáculo encarado pelos deficientes visuais é a questão da locomoção; um dos recursos que tem como objetivo mitigar essa problemática é a utilização de pisos táteis. O piso tátil possibilita uma maior independência ao indivíduo e, para isso, existem dois tipos desses pisos: um para alertar e o outro para direcionar. O de alerta é composto por “bolinhas”, que propiciam a identificação de obstáculos físicos, como rampas e elevadores; o piso de direcionamento é utilizado em lugares abertos, sendo formado por relevos retangulares e paralelos, que direcionam o caminho. Os relevos servem principalmente para que as pessoas cegas consigam identificar o tipo de piso em seus percurso. Além disso, eles são coloridos para facilitar a identificação das pessoas com baixa visão.

    Portanto, esses e outros recursos, que colaboram com o dia a dia das pessoas com deficiência visual, são necessários e inclusivos. Destaca-se ainda que, para tornar isso possível, a sociedade, individualmente e em conjunto, deve trabalhar para melhorar a vivência dos indivíduos, sendo solidária às pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário