Liberados na pandemia: cursos, livros e videoaulas


                                                                                                                                 Por Isabella Freitas


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, que o mundo vivia a pandemia do novo coronavírus e, em razão do momento pandêmico, houve a recomendação de que os cidadãos adotassem o distanciamento social. No Brasil, diversos serviços foram fechados temporariamente.
A impossibilidade de instituições de ensino funcionarem presencialmente e no intuito de que as pessoas ocupassem as suas mentes e aproveitassem o tempo em casa, algumas plataformas disponibilizaram livros, cursos e videoaulas sem custo.
Tendo isso em vista, estudantes que tenham acesso à internet, dispositivos aptos para acesso e interesse em estudar remotamente podem desfrutar de plataformas de estudo. O Stoodi, por exemplo, disponibilizou acesso gratuito a videoaulas e banco de exercícios com correção em vídeo.


SAS Educação (clique aqui para playlist do 9° ano) e a SAE digital disponibilizaram videoaulas no YouTube. Vale a pena conferir. Além disso, a plataforma Descomplica libera vídeos, em seu canal do YouTube, com dicas para planejar os estudos em casa.
Além das videoaulas gratuitas citadas anteriormente, a Amazon tem uma seleção de livros grátis. Para acessar os livros dessa seleção, é necessário ter uma conta Amazon, além de um Kindle, o aplicativo Kindle ou um computador para fazer as leituras. No site, há livros para todos os gostos: finanças, clássicos brasileiros, fantasia, clássicos internacionais, HQs, mangás e romances.
Para quem deseja se especializar em alguma área do conhecimento, várias plataformas oferecem cursos gratuitos, alguns com certificação, para o público em geral acessar. A plataforma RECODE – Reprogramar para transformar, por exemplo, disponibiliza cursos gratuitos com certificação mesmo antes do período de isolamento social. Além dos cursos, o usuário pode participar de um desafio oferecido pela plataforma. Legal, né? Para acessar, é simples: no caso de leitores de Uberlândia – MG, a biblioteca a ser selecionada é a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira; moradores de outras cidades, devem selecionar a biblioteca da sua região. O link para acesso é: https://plataforma.recode.org.br/index.php/register/.


Além dos cursos, a plataforma disponibilizou o desafio recoders, com premiação de celulares, notebooks, smartwatch e tablets.


Falando em smartwatch, você sabia que essa tecnologia é IOT? IOT é a sigla para Internet of Things – em português, Internet das Coisas. Você sabe o que significa? Não? As plataformas RECODE e CODE IOT podem te ajudar. A RECODE disponibiliza cursos de tecnologia, entre eles, está o curso de Internet das Coisas. A plataforma CODE IOT é uma iniciativa da Samsung que oferece cursos mais aprofundados em Internet of Things.
No âmbito de cursos na área de tecnologia, a Microsoft e a Digital Innovation One também oferecem cursos gratuitos. Os cursos da Microsoft são para iniciantes e pessoas que já têm conhecimento avançado. O Digital Literacy Standard Curriculum Versão 4 oferece ensino sobre noções básicas de computador, programas de produtividade, estilos de vida digitais etc. Os outros cursos da Microsoft podem ser explorados no link a seguir: https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/. A Digital innovation One disponibiliza cursos gratuitos sobre linguagens de programação.
Além de cursos sobre tecnologia, a Harvard University disponibiliza cursos virtuais sobre diversos assuntos. A Fundação Bradesco também liberou alguns cursos on-line sobre empreendedorismo, gestão de projetos e administração – é outro site que vale a pena visitar.
           Portanto, como podemos observar, diversas plataformas liberaram seus serviços gratuitamente. Deste modo, exercite sua capacidade de pesquisar e encontrar respostas. A equipe do E-Jornal ESEBA em Notícia deseja-lhe um bom aprendizado!

Um comentário: