Notas sobre o Halloween

 Por Eduarda Faria

Notas sobre o Halloween. Fonte: acervo pessoal.

    Chegou uma das datas mais esperadas do ano (ou não). A época em que usamos fantasia horripilantes e assistimos a vários filmes de terror. Para celebrarmos esse dia, vamos falar um pouco sobre como tudo isso começou.
    Conhecido como Dia das Bruxas ou Halloween, essa é uma data celebrada em vários países do mundo no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos – celebração que começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar dos mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.
    Ao contrário do que se pensa, o Halloween não tem raízes na cultura norte-americana, mas origina-se no Reino Unido, com um nome um pouco diferente do que conhecemos, All Hallows' Eve. "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". Por isso, a expressão denomina a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
    Segundo historiadores, o Halloween começou a ser comemorado em meados de 1500-1800. Nesse contexto, o Halloween surgiu por meio da fusão dos elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas. Essa fusão ocorreu, provavelmente, em algum momento entre os séculos XIV e XVIII.
    Um festival pagão, de origem celta, chamado de Samhain, também se remete à origem do Halloween. As festividades, que se iniciavam em 31 de outubro e perduravam por 3 dias, marcavam o fim do verão nas Ilhas Britânicas – período que coincidia também com época de colheita da população celta. Umas das decorações típicas dessa época eram as fogueiras, como forma de iluminar o caminho para que os mortos pudessem encontrar o seu destino.
    Com raízes no Reino Unido, você sabe por que o Halloween não é tão comemorado nos países latinos?
    Como vimos, o Halloween se originou primeiramente com os celtas, como um festival pagão. Já nos países latinos, com uma forte identidade cristã, a data que marca esse período é o Dia de Finados ou o Dia dos Mortos, datado em 2 de novembro. Esse dia foi criado, inicialmente, pela igreja católica, no século II, com o intuito dos cristãos orarem pelos mortos e visitarem seus túmulos.
    O Halloween, conforme conhecemos hoje, sobretudo pela cultura norte-americana, chegou nos Estados Unidos por volta de 1845 – período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, em que 1 milhão de pessoas foram obrigadas a imigrarem para solos estadunidenses. Tendo em vista que esses imigrantes levaram em sua bagagem as histórias e tradições do Halloween, as primeiras referências a essa festividade na América são registradas em 1870, onde surgiu também a tradição moderna de “doces ou travessuras”, formato conhecido hoje na maior parte do mundo ocidental, inclusive com celebrações cada vez maiores no Brasil.
    E você, irá comemorar o Dia das Bruxas?

Um comentário: