A influência da mídia na opinião pública

Atualmente, a sociedade é bombardeada por várias informações através da mídia, que repassa os acontecimentos diários de acordo com seus interesses econômicos, e influencia na formação daqueles que se baseiam pela mesma, considerando-a como a única opção e opinião correta. 

Acredito que a mídia possui um papel muito importante na sociedade e não estou dizendo que a mesma transmite opiniões erradas, mas que utiliza desta vantagem para colocar sua opinião superior, despertando muitas vezes o preconceito e a discriminação em relação aos diferentes pontos de vistas. Antes de defender uma opinião que recebemos pronta, precisamos usar ferramentas de pesquisas, críticas, debates, entrevistas, dentre outras, para justificar sua causa e respeitar outras sugestões que também são importantes para o bem comum. 

As redes sociais revolucionaram na opinião pública, pois nela pessoas comuns (leigos), também podem se expressar e mostrar o que realmente pensam de determinado assunto e com o direito de publicar para toda sociedade, propondo igualdade dos direitos de quem participa de uma mesma etnia. 

Além dos benefícios e da praticidade do meio de comunicação moderna atual, é necessário que os leitores e ouvintes tenham um perfil questionador, pois nas redes sociais também encontramos pensamentos primitivos, preconceituosos e dados errados. Para haver mudanças em relação à opinião pública é necessário a quebra de paradigmas que prejudicam na ideologia de cada pessoa e o incentivo das escolas para tornar seus alunos o "futuro da nação", críticos de “mente aberta”, capazes de respeitar o outro e tornar-se independente para argumentar suas idéias. 

Por Yasmim Freitas

Um comentário: