Leitura quantitativa x qualitativa

LEITURA QUANTITATIVA: Mais livros; Menos informações que valem a pena; Histórias realmente monótonas;
LEITURA QUALITATIVA: Menos livros; Mais informações necessárias; Histórias, geralmente, únicas e breves;

Leituras quantitativas são como, por exemplo, sagas e trilogias: A Seleção, trilogia com dois livros e histórias extras de Kiera Cass que, particularmente, acho uma história bem repetitiva, o enredo não é ruim, só que não há a necessidade de cinco livros para contar a história. 

Por outro lado, O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry é uma narrativa relativamente curta que traz muitas informações. É o tipo de livro que se for lido por um leitor bem jovem ou se ele for mais velho, terão diferentes percepções da história. É um livro que pode agradar pessoas de todas as idades, cada uma entendendo do seu jeito. 

Mas, também, existem séries de livros que considero qualitativas como Harry Potter ( J.K Rowling ), Senhor dos anéis ( J.R.R. Tolkien ). São histórias que mostram uma realidade diferente, uma história um tanto quanto fantasiosa. Também existem livros individuais que acabam sendo quantitativos, um exemplo seria A Culpa é das Estrelas de John Green que, particularmente, não tirei muitas informações da história, mas não deixa de ser uma boa opção.

Acho que esse termo de leitura qualitativa é pessoal. O leitor precisa desenvolver um senso crítico e identificar sua preferência de estilo. No primeiro momento, a quantidade pode ser importante até que o leitor descubra seus gostos, suas preferências.

Por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário