A música clássica

Você já ouviu falar em música clássica? Quem nunca? Mas enfim, o que significa dizer que uma música é clássica?


“A história da música é dividida em períodos, e um deles é o clássico.” – Diz Dischon, professor de Multimeios no CEMCPC (Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli).

“A música clássica é o período de 1750-1830 com Haydn, Mozart e Beethoven. À medida que o estilo clássico foi amadurecendo, as composições passaram cada vez mais a enfatizar as características que já associamos à música clássica: graça e beleza de linha melódica e de forma (concepção musical), equilíbrio e domínio de linguagem.” – Complementa Maristela Storti, formada em piano e professora do CEMCPC.

Por outro lado, toda música dos períodos antigos, são muitas vezes consideradas clássicas, resumindo os períodos Renascentista (1450-1600), Barroco(1600-1750), Clássico (1750-1810) e Romântico (1810-1900).

Além disso, temos como clássicas as músicas mais populares que atravessam gerações e permanecem eternas na população. De certa forma, as músicas do período clássico permanecem desta forma. Veja Mozart, por exemplo, quem não o conhece?

A música do período clássico, ao contrário do que muitos pensam, está muito presente na nossa cultura. Exemplos podem ser encontrados em desenhos, seriados e em vários filmes, como em Esqueceram de Mim, As Aventuras de Tintin, V de Vingança, O Poderoso Chefão, dentre vários outros.

Então preste mais atenção no que você ouve antes de dizer que nunca ouviu ou que não gosta de música clássica.

Por: Igor Cortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário