Precisamos falar sobre: homossexualidade

A homossexualidade ainda é um assunto polêmico na sociedade atual. A meu ver essa polêmica pode ser interpretada como uma grande ignorância. Muitas vezes, aqueles que têm preconceito em relação à homossexualidade têm a ideia de que em um momento da vida, as pessoas heterossexuais adotam a homossexualidade, escolhem ser assim, o que é uma estupidez. “Ninguém decide a própria sexualidade”, diz o doutor Dráuzio Varella, especialista em cancerologia e famoso por suas fáceis explicações de assuntos do dia-a-dia.


De acordo com ele, a sexualidade se impõe não permitindo uma escolha ao indivíduo. Para muitas pessoas, a homossexualidade é considerada uma anomalia, isto é, uma “aberração da natureza”. Essas pessoas, de acordo com Dráuzio Varella, fazem esse julgamento por ignorância. “Se fosse assim, a homossexualidade seria exclusiva dos seres humanos”, complementa. Como justificativa, o médico cita exemplos de homossexualidade entre praticamente todos os animais, desde répteis e pássaros até nossos parentes mais próximos, como chimpanzés. “Você pode controlar o comportamento [...], mas você não controla o desejo”, diz Dráuzio. 

Assim sendo, as pessoas homossexuais devem ser tão respeitadas quanto as heterossexuais. Por isso, 
discriminar as pessoas homossexuais por seu desejo é uma ignorância absurda. Algumas pessoas, como líderes religiosos, ainda tentam impor à sociedade a ideia de que todos têm que ser contra os relacionamentos homossexuais. Mas, “Que diferença faz para a sua vida pessoal se seu vizinho dorme com outro homem? Se a sua vizinha é apaixonada por sua colega de escritório?”, pergunta Dráuzio. “Se faz diferença, procure um psiquiatra, porque você não está legal”.

A escola deve ser, portanto, um espaço privilegiado para a desconstrução de preconceitos e de valores infundados. No espaço escolar também devemos aprender a reconhecer que a homossexualidade existe não por uma questão de escolha ou opção, e que o ser humano homossexual não é inferior a nenhum outro. As pessoas homossexuais, assim como outros grupos excluídos devem servir de exemplo para que aprendamos a conviver em sociedade e a construir nossos próprios valores e conceitos a partir das diferenças.

Por: Laerte
Por: Igor Cortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário