Amigos virtuais

Abordando o assunto redes sociais, o tema amigos virtuais é um assunto que a maioria dos jovens sabe o que é e os possui. Atualmente, podemos encontrar qualquer pessoa (desde que ela possua uma conta) nas redes sociais e então é só apertar em "adicionar como amigo", no caso do Facebook, ou "seguir", para o caso de Twitter, Instagram ou Tumblr, para começarmos a receber as notificações de tudo que determinada pessoa postou. Alguns são mais cuidadosos, não aceitando que um desconhecido seja seu "amigo" ou o siga nas redes sociais, mas a maioria dos jovens acaba aceitando todos. Muitas pessoas acham que a internet não é um perigo, mas elas estão completamente erradas pois, tendo atitudes incorretas, sua segurança e até mesmo privacidade podem estar correndo perigo.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013 revela que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram os maiores percentuais de utilização de internet, 57%, 53,5% e 54,3% respectivamente, considerando todos os equipamentos (computador, celular, tablet, TV, etc.). Em relação ao número de domicílios, 48% deles tinham acesso à internet (31,2 milhões de residências) e, desse total, 88,4% (27,6 milhões) usavam a internet por meio de computador.
 
Outra pesquisa realizada pelo Netview, do IBOPE Media, em janeiro de 2013, revela que redes sociais e outras páginas agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da internet no período. No mesmo mês de 2012, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões. 

Na Internet, há muitas pessoas que mentem sobre quem elas são, o que fazem. Esses são os perfis falsos (ou apenas o fake, como se costuma dizer). Esses perfis falsos são muito perigosos, pois você não sabe com quem esta falando e, se a pessoa lhe falar alguma coisa, como você vai saber que é verdade? Afinal, mentir na internet é tão fácil: não demonstramos sentimentos e a pessoa com que falamos não consegue ver nossa expressão, é apenas uma frase escrita, sem emoções. E, para comprovar que existem, realmente, muitos usuários falsos, principalmente no Facebook, o site The Verge realizou uma pesquisa em 2012 que revelou que mais de 83 milhões de usuários do Facebook têm perfis falsos. 

Mas amizades virtuais não são feitas apenas de desvantagens, há muitas vantagens também. Uma delas seria conhecer novas pessoas de outras cidades, estados e até mesmo de países diferentes. Outra seria a reaproximação de antigos amigos, aqueles que mudaram de cidade e até mesmo aqueles que moram no mesmo lugar que você, mas que, infelizmente, você não se encontra mais. A Internet possibilita essa reaproximação, fazendo parecer que não há nenhuma distância entre os usuários. 

Ela ajuda também as pessoas tímidas, que geralmente se soltam nas redes sociais, pois se falarmos alguma coisa estúpida na internet, quem vai nos lançar um olhar reprovador? Ninguém. Se quisermos contar uma piada e rir demais, quem vai recriminar sua risada? Ninguém. Por isso, às vezes, as pessoas preferem se comunicar pela internet, pela liberdade que possuem para falar o que pensam.

Afinal, a internet é boa ou ruim? A resposta mais adequada a essa pergunta seria: depende. Depende da forma como você a utiliza, com quem você conversa, da forma como trata as pessoas pela internet, de saber o que compartilhar com todos, de saber parar de realizar determinada coisa quando isso for necessário e de muito mais. O que realmente sabemos é que a internet é uma ferramenta prática e que facilitou (e ainda facilita) a realização de pesquisas, comunicação e diversas outras coisas.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário