Para aqueles que não sabem, nós estamos no mês do meio ambiente. Dia 5 de Junho foi o Dia Internacional do Meio Ambiente e, desde 1972, tradicionalmente nessa época do ano instituições como a ONU e governos do mundo todo (principalmente dos países-membros da ONU) realizam atividades voltadas a discussão de como o homem se relaciona com o meio e como podemos adotar ações que amenizem nossos impactos sobre o ambiente.
Mas, por que desde 1972? A poluição, desmatamento e desastres naturais já rolavam há muito tempo, mas as pessoas só começaram a se atentar que o desenvolvimento econômico desenfreado estava gerando problemas sérios mais ou menos nessa época. Foi quando aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também chamada de Conferência de Estocolmo, em 5 de junho de 1972. A conferência marcou o inicio das discussões sobre os problemas ambientais e a instituição daquele como o Dia Internacional do Meio Ambiente.
Também foi feita neste dia a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Confira aqui) onde são apresentados sete pontos que foram considerados importantes responsabilidades em relação à preservação do meio ambiente.
O professor Philippe Le Prestre do Departamento de Ciência Política da Universidade de Laval e diretor do Instituto Hydro-Québec ambiente, desenvolvimento e sociedade apontou no livro Ecopolítica Internacional, quatro fatores que influenciaram a conferência:
1. Aumento e importância da comunidade científica, que começavam a questionar sobre o futuro do planeta, as mudanças climáticas e sobre a quantidade e qualidade da água.
2. Aumento da exposição, pela mídia, de desastres ambientais (marés negras, desaparecimento de territórios selvagens, modificações na paisagem), gerando um maior questionamento da sociedade a cerca das causas e soluções para tais desastres.
3.Crescimento desenfreado da economia, e consequentemente das cidades, sendo que estas cresceram sem nenhum planejamento para o futuro.
4. Outros problemas ambientais, como chuvas-ácidas, poluição do Mar Báltico, grandes quantidades de metais pesados e pesticidas.
Esse ano a ONU traz como tema “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado” mostrando a importância do consumo consciente de cada indivíduo na preservação do planeta e convidando cada um a adotar ações consumistas mais responsáveis em relação aos recursos naturais. Uma das iniciativas da organização foi pedir a contribuição dos jovens para formular uma agenda de desenvolvimento sustentável. A ideia é que os jovens de todo o mundo deem suas opiniões sobre as 17 metas traçadas para os próximos 15 anos em relação ao desenvolvimento sustentável.
As contribuições sobre o rascunho da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 devem ser feitas em inglês através do site e serão apresentadas no final de junho aos governos.
No Brasil, a Ecocâmara organizou 31 eventos para o mês do meio ambiente: estão sendo realizadas palestras, seminários, exposições, cursos, oficinas, dentre outras atividades. Para saber mais sobre a programação acesse: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/ecocamara/noticias/ecocamara-organiza-31-eventos-para-o-mes-do-meio-ambiente#
As reflexões sobre o ambiente devem estar sempre sendo feitas por TODOS nós, uma vez que ninguém sozinho vai resolver os nossos problemas sobre impacto ambiental. São pequenas ações vindas de cada indivíduo que farão a diferença no meio. Momentos como esse servem para nos conscientizar sobre a responsabilidade de nossas ações e nos persuadir a mudar nossos hábitos em favor no meio ambiente. Não é só em junho que devemos nos preocupar, refletir e adotar medidas sustentáveis, afinal o planeta (e nós também!) está sofrendo as consequências das nossas ações impensadas a todo momento.
Fontes:
http://nacoesunidas.org/onu-pede-contribuicoes-dos-jovens-para-formular-agenda-de-desenvolvimento-sustentavel/
http://www.apambiente.pt/_zdata/Politicas/DesenvolvimentoSustentavel/1972_Declaracao_Estocolmo.pdf
LE PRESTRE, P. Ecopolítica Internacional. São Paulo: Senac, 2000.
http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/ecocamara/noticias/ecocamara-organiza-31-eventos-para-o-mes-do-meio-ambiente#
http://nacoesunidas.org/em-dia-do-meio-ambiente-onu-convida-os-7-bilhoes-de-habitantes-do-planeta-a-mudar-habitos-de-consumo/
https://www.pol.ulaval.ca/?pid=227
por Isabella Damaceno
Matéria perfeita Isa! Merece aplausos!!!! Muitas coisas para se pensar e agir sobre..
ResponderExcluirbeijos!!!
Matéria perfeita Isa! Merece aplausos!!!! Muitas coisas para se pensar e agir sobre..
ResponderExcluirbeijos!!!