Implementação do Ensino Remoto Emergencial na ESEBA/UFU

Por Isabella Freitas

            Em virtude da pandemia da covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou que os países adotassem o isolamento social como medida para contenção da proliferação do vírus. Consequentemente, escolas, clubes, shoppings e lojas fecharam suas portas temporariamente.

        A impossibilidade de instituições de ensino funcionarem presencialmente culminou na necessidade de medidas emergenciais de ensino a distância. Várias instituições adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma saída para impedir que o processo de aprendizado seja descontinuado no período de isolamento social.

        O Ensino Remoto Emergencial, no contexto da Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), conta com os mesmos professores do ensino presencial. Do mesmo modo, o cronograma também segue o que já estava planejado, mas com as adaptações necessárias. O material utilizado para estudo é produzido pelo professor de cada ano de ensino, diferentemente do que ocorre em cursos de Ensino a Distância (EAD), no qual o material é padronizado.

        No dia 24 de junho de 2020, a ESEBA publicou o Comunicado sobre o início da oferta de Ensino Remoto Emergencial aos nossos estudantes (você pode acessá-lo aqui). Nele há o anúncio de que o coletivo de servidores da ESEBA determinou o início do Ensino Remoto Emergencial na instituição.

Fonte: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/eseba-inicia-ensino-remoto-emergencial.

No dia 30 de junho de 2020, o primeiro roteiro de estudos foi lançado no site oficial da ESEBA. O formato de roteiro foi escolhido para atender às necessidades de 100% dos alunos da instituição, sem exclusão ou privilégios. As famílias que não tiverem acesso a meios eletrônicos para acessar o roteiro deverão comunicar à direção para que recebam, então, uma via impressa. O cumprimento das atividades é obrigatório, pois essas contarão como carga horária para o ano letivo de 2020.

As principais instruções a respeito do cumprimento das atividades foram publicadas no comunicado. Para acessar as atividades, o aluno deverá encontrar a pasta do seu ano de ensino no link disponibilizado pela direção: https://drive.google.com/drive/folders/1ABvpJgZT086PWv3w2J7lxrH219LkAZPV. No drive, o estudante encontrará os roteiros separados em pastas (divididas por ciclos e por ano de ensino).

Fonte: acervo pessoal.

A equipe do E-Jornal apresenta, agora, as dúvidas mais frequentes a respeito do cumprimento do roteiro: 

"As atividades deverão ser feitas no caderno ou no Word? Devem ser impressas?"

 "Como as atividades deverão ser devolvidas?"

 "Como o aluno garantirá o cumprimento da carga horária para a direção?"

"Aulas serão disponibilizadas em plataformas de vídeos e/ou aplicativos de conversação?"

"Como as avaliações individuais serão feitas?"

Preliminarmente, é preciso dizer que o professor de cada disciplina deixou indicações importantes no início do roteiro de estudos. Assim, em cada um dos roteiros há orientações sobre onde as atividades devem ser feitas.

Optou-se, inicialmente, pela não devolutiva das atividades, em razão do alto grau de risco de contaminação por coronavírus na troca de materiais. Para nortear e acompanhar os estudantes, a equipe pedagógica disponibilizará as atividades comentadas junto ao próximo roteiro.

O estudante maior de idade ou o responsável pelo estudante menor de idade deverá confirmar o recebimento das atividades por meio de um formulário eletrônico disponível na capa do material. Os roteiros enviados por correio possuirão o protocolo de recebimento fornecido pelos correios ou pela transportadora.


Fonte: acervo pessoal.

As atividades deverão ser feitas e guardadas em um caderno (ou pasta) específico, de maneira organizada, seguindo a recomendação da direção. Posteriormente, o aluno deverá comprovar a realização das tarefas para fins de avaliação e frequência.

Atualmente, a equipe pedagógica discute a respeito da viabilidade de aulas serem disponibilizadas por meio de dispositivos eletrônicos. Debate-se, ainda, como as avaliações individuais e/ou diversificadas serão realizadas.

Qualquer outra dúvida a respeito do ERE poderá ser direcionada aos canais disponibilizados pela direção

1.      E-mail: assessoria@eseba.ufu.br

2. Whatsapp: (34) 99855-9009 - exclusivamente para mensagens - funcionamento de segunda a sexta feira, de 8h ao 12h ou das 14h às 18h, exceto feriados e recessos. 

Para se conectar com os responsáveis e familiares por meio virtual, esclarecer as principais dúvidas sobre o ERE, testar a conectividade da internet e verificar o ambiente de estudo na residência do/a estudante, a gestão e a equipe pedagógica da ESEBA realizaram uma reunião remota com a presença de um estudante e um representante de cada família. 

O segundo roteiro de estudos e as atividades comentadas do roteiro anterior serão publicados no dia 14 de julho. As atividades equivalerão ao cumprimento da carga horária das disciplinas por um período de 4 semanas.

A equipe do E-Jornal ESEBA em Notícia deseja bons estudos e muito aprendizado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário